quinta-feira, 2 de abril de 2009

AMOR X OBSESSÃO

Esta semana foi uma semana muito agitada que trabalhei muito e sinceramente não consegui me desligar! É como se eu tivesse ligada 24hs(ando com insônia). E o pior que quando estou assim fico muito mais ligada em tudo que acontece no meu consultório e a minha volta(engraçado né?).

E para falar a verdade por mais que eu lido no meu dia a dia, com vários tipos de violência, ainda sim me encontro horrorizada com o significado da palavra amor para algumas pessoas. Percebo que uma boa parte da população acredita que amor é posse e mais ainda que isto te dá o direito de matar, violentar, aprisionar, bater ou torturar psicológicamente alguém. E depois ainda culpa este sentimento que deveria ser o mais nobre possivél pelas loucuras que faz. As páginas policiais estão cheia de pessoas que cometaram algo em nome do amor, e o meu consultório também esta cheio de vítimas deste amor. E depois de 8 anos de experiência no consultório e 37 anos de experiência de vida lidando com o amor(risos), resolvi fazer uma pequena analize sobre isto. E nada melhor do que ilustra este texto com minhas experiências.

Um dia eu também acreditei que amar alguém era ter aquela pessoa 24hs ao seu dispor, era ter o controle total das minímas coisas, era fazer tudo para que a pessoa te acha-se especial e nunca te trai-se, enfim era tornar a vida do outro um inferno e a sua também, porque os momentos que estavam juntos era só briga, era insegurança, ciúmes doentio e medo de perder.

Eu não conseguia perceber que quem ama de verdade respeita a individualidade do outro, dá espaço para aquela pessoa respirar, confia, compartilha, discorda do outro sem ser agressiva ou impor a sua opinião, não tem ciúmes e diz que é amor porque sabe que se a outra pessoa te largar é simplismente porque ela não te ama mais e que o correto é realmente cada um seguir o seu caminho e ser feliz! Acredito que o mais importante é que para amar alguém você tem de se amar primeiro, não posso dar ao outro o que não tenho e quem se ama primeiro, não aprisionaria uma alma a sua por puro egoísmo.

Bem poderia ficar horas escrevendo e falando sobre amor e obsessão(doença), mais ficaria chata também!!! A única coisa que sei que é muito bom ter 37 anos, foi muito bom ter passado por tudo isto, ter amadurecido e não ter envelhecido antes de descobrir realmente o significado do amor. Acredito que tudo na vida por pior que seja te traz algo de novo e principalmente te ensina a viver eu sou prova viva disto(risos).

Mulheres e homens que amam demais, não se amam, choram demais e sofrem demais!!!

By: Valquíria Valadão

Um comentário:

  1. Valzinha adorei o texto, acho que estou aprendendo a amar... tbm já passei por essa situação de aprisionar uma pessoa, mas somente o tempo é capaz de nos fazer enchergar isso... e isso é algo muito sério, pq muitas veses sofremos e fazemos o outro sofrer... hoje sei bem o que é isto. Adorei!!! Beijão!!!

    ResponderExcluir

Eu e meu trabalho!!!

Seja bem-vindo ao meu blog.
Aqui você vai ter oportunidade de conhecer sobre mim, sobre o meu trabalho, meu dia a dia e aprender mais sobre a minha profissão, aliás, sou psicóloga e professora universitária.
A minha linha de trabalho é a comportamental cognitiva e atuo na área clínica, organizacional e social. Sou especialista em Análise e diagnóstico organizacional e comportamento humano.
Atualmente moro em Goiânia/GO e atuo na área clínica e social. No consultório particular atendo: Casais, crianças, adolescentes, faço avaliação psicológica e orientação vocacional, etc. Na área social eu atuo com crianças, adolescentes, mulheres e idosas que foram vítimas de abuso sexual ou físico e que de alguma forma tiveram seus direitos físicos e psicológicos violados. Espero que gostem do meu blog e acompanhe porque estou fazendo tudo com muito carinho.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Acredito que somos reflexo daquilo que acreditamos, daquilo que sonhamos. Nossos valores estão escondidos dentro de nós e revelam tudo o que somos. O que pode ser lindo pra mim pode ser feio para você. O que pode ser grande pra mim pode ser pequeno para você. Aí, vem a pergunta, quem eu sou? Alguém que preza o amor, o respeito, a sinceridade, a amizade e a bondade. Desprezo tudo aquilo que pra mim não tem valor algum. E por isso sei que sou radical, fria e chata para alguns. Mas posso ser doce, linda e admirada por outros. Tudo depende dos valores os quais estão atrás dos olhos que me observam.