quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Como melhorar a sua auto-estima

1. Transforme os lamentos em decisões. Deixe a atitude passiva de lado e assuma para si a responsabilidade de promover mudanças.


2. Escolha objetivos possíveis, mesmo que você tenha que conquistá-los pouco a pouco. Metas inatingíveis são o caminho mais fácil para a frustração e uma nova recaída na auto-estima.

3. Trabalhe seu auto- conhecimento questionando sobre seus valores e analisando o que é realmente importante para você. Isto vai ajudá-lo a tomar decisões e mudar atitudes.

4. Assuma seus defeitos e se aceite do jeito que você é. Não se trata de ser acomodado, pelo contrário. Tente melhorar o que for possível, mas não exagere buscando perfeição em tudo. Essa busca é infinita, e você pode estar desperdiçando tempo e esforços que poderiam ser dedicados a outras atividades mais produtivas e prazerosas.

5. Encare o fracasso como algo normal. Aproveite-o como uma lição valiosa para encarar os novos desafios, e não como prova de incapacidade.

6. Expresse suas opiniões, desejos. Por outro lado, respeite as opiniões de outras pessoas. Respeitar não significa que você deva concordar necessariamente com elas.

7. Diversifique e amplie suas relações.

8. Pequenas atitudes podem significar muito: um telefonema, uma festa com os amigos, arrumação do quarto, etc.

Atenção:

1. Dê um passo de cada vez. Querer resolver tudo de uma vez na maioria das vezes não é uma atitude realista.

2. Não caia na tentação do álcool para esquecer os problemas e obstáculos. O melhor é enfrentá-los de forma otimista, sem subestimá-los ou, ao contrário, achar que são intransponíveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu e meu trabalho!!!

Seja bem-vindo ao meu blog.
Aqui você vai ter oportunidade de conhecer sobre mim, sobre o meu trabalho, meu dia a dia e aprender mais sobre a minha profissão, aliás, sou psicóloga e professora universitária.
A minha linha de trabalho é a comportamental cognitiva e atuo na área clínica, organizacional e social. Sou especialista em Análise e diagnóstico organizacional e comportamento humano.
Atualmente moro em Goiânia/GO e atuo na área clínica e social. No consultório particular atendo: Casais, crianças, adolescentes, faço avaliação psicológica e orientação vocacional, etc. Na área social eu atuo com crianças, adolescentes, mulheres e idosas que foram vítimas de abuso sexual ou físico e que de alguma forma tiveram seus direitos físicos e psicológicos violados. Espero que gostem do meu blog e acompanhe porque estou fazendo tudo com muito carinho.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Acredito que somos reflexo daquilo que acreditamos, daquilo que sonhamos. Nossos valores estão escondidos dentro de nós e revelam tudo o que somos. O que pode ser lindo pra mim pode ser feio para você. O que pode ser grande pra mim pode ser pequeno para você. Aí, vem a pergunta, quem eu sou? Alguém que preza o amor, o respeito, a sinceridade, a amizade e a bondade. Desprezo tudo aquilo que pra mim não tem valor algum. E por isso sei que sou radical, fria e chata para alguns. Mas posso ser doce, linda e admirada por outros. Tudo depende dos valores os quais estão atrás dos olhos que me observam.